domingo, 22 de setembro de 2019

Tração elétrica traseira

   Tenho 4 formas de colocar a tração elétrica traseira no veículo.
   1) Tração através do diferencial traseiro:
      a) Motor elétrico acoplado no diferencial

Diferencial traseiro

   2) HUB motor:
      a) Motor elétrico preso e acoplado diretamente no cubo da roda.

Hub motor.

   3) Juntas de velocidade constante(homocinética):
      a) Motor elétrico preso na carroceria e acoplado através de juntas de velocidade constante (homocinética) ao cubo da roda.

Motor na estrutura e semi árvores.

   4) In wheel motor:
      a) Motor dentro da roda.

In whell motor.
In whell motor 2.
In whell motor 3.

   As opções 2) Hub motor e 4) In wheel motor à primeira vista parecem serem as soluções definitivas para a conversão elétrica. Mas não é bem assim que acontece.
   Os problemas são:
   a) Aumento da massa dos cubos/rodas;
      i) Qualquer aumento da massa dos cubos ou das rodas interfere e prejudica a suspensão do veículo.
         Uma grande massa no cubo/roda responde aos solavancos da pista, também com grandes solavancos. É possível até que o conjunto mola/ amortecedor/suspensão não ser capaz de controlar, e a roda sair do chão. E o veículo ficar sem controle.
      ii) Para resolver a questão do aumento de massa, adota-se motores de imãs permanentes (brushless) nos cubos/rodas.
         Mas a construção física destes motores é frágil devido a necessidade de colocar os imãs no rotor.
         Isso faz com que a montagem do rotor sofra muito com as oscilações e pancadas que os cubos, rodas, molas, amortecedores e suspensão estão sujeitos.
   Colocar os motores presos no chassis/carroceria diminui muito as pancadas que o motor vai se sujeitar.
   Portanto motores de indução (ca) presos na estrutura do carro são uma ótima opção devido ao preço e a robustez  destes motores.
   E sua massa extra não vai prejudicar o projeto da suspensão do veículo.
   Mas para usar motor de indução trifásico na tração elétrica direta na traseira do veículo, só temos as opções 1) motor no diferencial e 3) homocinética.
   Para se usar homocinética, tem que existir espaço e visada direta entre os cubos das rodas traseiras.
   O Vectra CD 94 possui o eixo/suspensão do monza/kaddet  que é uma suspensão com barras de torção.

Suspensão Vectra CD 94

   A posição das molas e dos amortecedores não fica na direção dos eixos dos cubos das rodas.
   Isso permite a instalação de dois motores de indução trifásicos na carroceria do carro, atrás do eixo traseiro, conectando através de semi árvores e juntas de velocidade constante, os cubos das rodas aos eixos dos motores eletricos.
  

domingo, 18 de outubro de 2015

Motores Hidráulicos/ hydraulic motor

Mais algumas boas idéias de transmissão hidrostática

Hydrostatic transmission


Hydrostatic transmission
Hydrostatic transmission was yet another idea that was abandoned.  As early as1908, Louis Renault had proposed just such a system.  The idea is relatively simple; the engine drives a pump which sends fluid under pressure to four hydraulic pumps in each wheel hub.  There is no need for different gear ratios and transmission is therefore continuous, the clutch being dispensed with also.  Furthermore there was no need for a separate braking system.  Magès and his colleagues worked on this project for twenty eight years and some thirty prototypes were fitted with the system (2 CVs, GSs and a CX) between 1958 and 1973 and covered a total distance of 1 130 000 km.  However there were major problems with noise and when Peugeot took control in 1974, the project was killed off. Hydrostatic transmissions are used in vehicles such as forklift trucks and some specialist earth moving vehicles.
- via www.citroenet.org.uk



Hydrostatic Transmission